Ao montar o espaço de brincar do Colégio Eleva, o objetivo foi trazer mais cor e alegria para o pátio interno da escola com equipamentos que oferecessem estímulos motores e sociais para as crianças, como escalar, trabalhar equilíbrio, escorregar, entre tantos outros. O desenho de piso traz uma ligação natural entre os equipamentos, e a casinha palafita foi integrada com charme ao paisagismo do pátio.
Para além dos muros da escola, existe um outro território de brincar, um espaço só das crianças. Este playground externo foi concebido para a criatividade, onde jogos e brincadeiras serão criadas a partir das ferramentas dadas, como tanque de areia com equipamento em madeira, quadra e uma pequena vila com casinhas platibanda, que ajuda a explorar o senso de comunidade das crianças.
Para atenuar o calor do Rio de Janeiro e reconhecendo a água como um forte elemento lúdico, foram criados os Jubartes, equipamentos com diferentes esguichos de água de fácil transporte, que podem ser posicionados pela escola de acordo com a necessidade de brincadeira.
Dois espaços internos da escola também foram executados. São eles a Biblioteca, uma aconchegante sala de leitura com mobiliário lúdico inspirado na natureza, que leva a fantasia dos livros para a ambientação, e a Sala do Descobrimento, uma espécie de laboratório com para descoberta de brincadeiras e estar conectado com o mundo e suas possibilidades, onde se desenvolvem as primeiras experiências da criança com a física, a matemática, as artes cênicas e visuais, a astronomia, a engenharia através dos equipamentos propostos. A Sala conta com palco, equipamentos de montar e peças de escorregar e escalar.
Área: 369,79m²
Equipamentos: Onda, Casinha palafita, Jubarte, Brinquedão, tanque de areia, Kit Caixas, Kit Blocos SP, mobiliário interno da Biblioteca e Sala do descobrimento.
Data: Jan/2018
Local: Colégio ELEVA - RJ
Direção criativa: Roni Hirsch
Direção executiva: Helo Paoli
Produção executiva: Pollyanna Amaral
Equipe de Arquitetura: Vítor Araújo, Penelope Casal, Lorena Vaccarini, Emy Shiota
Produção de montagem: Pollyanna Amaral
Equipe de montagem: Adilson Santos, Joaquim Caroba, Marcio Madureira, Breno Bonni, Ailton da Silva